Grupo NotreDame Intermédica

A Companhia

Sustentabilidade

O Grupo NotreDame Intermédica possui uma gestão integrada (MASS – Meio Ambiente, Sustentabilidade e Segurança do Trabalho) para assegurar que suas atividades atendam aos requisitos legais e normas aplicáveis, promovendo a melhoria contínua e sustentabilidade do negócio.

Alinhada as boas práticas de sustentabilidade, os aspectos centrais da gestão ambiental do GNDI estão relacionados ao gerenciamento dos resíduos sólidos gerados.

Modelo de Sustentabilidade do GNDI

O GNDI vem avançando continuamente em questões de sustentabilidade, integrando as dimensões ambiental, social e econômico na estratégia do negócio, cultura e operações cotidianas.

Veja abaixo os eixos centrais do modelo de sustentabilidade do GNDI:

Pilar Ambiental

EIXO OBJETIVO
Ecoeficiência e gestão de resíduos Buscar o consumo racional e uso eficiente de recursos naturais, com ênfase na gestão de resíduos hospitalares.

Pilar Econômico

EIXO OBJETIVO
Governança corporativa responsável Assegurar a retidão do negócio através de mecanismos de combate à corrupção para a minimização de riscos e promoção de comportamento ético.
Humanização do atendimento Garantir a experiência positiva do paciente, com foco na qualidade do atendimento, qualidade dos serviços prestados e na satisfação de clientes e beneficiários.

Pilar Social

EIXO OBJETIVO
Relação positiva com os colaboradores Manter relacionamento positivo com os colaboradores, com foco no recrutamento e retenção de talentos, no desenvolvimento profissional de médicos e colaboradores e no combate a todas as formas de discriminação.
Promoção da saúde e prevenção de doença Promover a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar de todos os beneficiários e clientes, assim como prevenir doenças e disseminar informações.

Confira nossas ações relacionadas a Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Responsabilidade social – Ação em prol da saúde bucal e combate a obesidade infantil

Com o intuito de reforçar o seu Programa de Responsabilidade Social, no segundo semestre de 2019 o Grupo NotreDame Intermédica beneficiou 1.500 crianças, de seis a dez anos, por meio de ações em prol da saúde bucal e do combate à obesidade infantil. A ação foi promovida em parceria com as secretariais municipais de Saúde e Educação de Mogi das Cruzes e Itapevi, ambas em São Paulo.

Diferentes profissionais abraçaram a causa para proporcionar às crianças mais orientações para uma melhor qualidade de vida.

Pacto Global

Desde 2018, o GNDI é signatário dos Princípios do Pacto Global da ONU. Dessa forma, o GNDI firmou seu compromisso voluntário com o desenvolvimento de assuntos que englobam as dimensões de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Nossas principais ações e projetos podem ser verificados no Comunicado de Progresso (COP) do Pacto Global.

Clique aqui e faça o download do COP referente ao ano de 2018.

Diversidade

O Grupo Notredame Intermédica trabalha para criar um ambiente livre de qualquer preconceito, capaz de valorizar todo tipo de diversidade. Buscamos promover um ambiente em que todos, colaboradores, clientes e parceiros possam encontrar condições de igualdade e respeito.

Pensando nisso, o GNDI criou o projeto “Diversidade no GNDI, que são disponibilizadas em nossa Universidade Corporativa. A cada edição abordamos temas como: PCD’s, mulher, etnia etc. Com o objetivo de esclarecer dúvidas e como agir diante de algumas situações que ainda são desconhecidas.

Conheça aqui nossa primeira cartilha sobre como devemos acolher pessoas com deficiência.

Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs)

Em 2019, o GNDI se tornou signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês) da ONU, que orientam empresas sobre as melhores práticas para o empoderamento de mulheres em todo o mundo. Os sete Princípios auxiliarão a nortear ainda mais as estratégias GNDI de melhoria do ambiente de trabalho.

Clique aqui e confira mais sobre o nosso apoio no site do Women’s Empowerement Principles

Associação ao Projeto Hospitais Saudáveis

O Grupo NotreDame Intermédica se associou ao Projeto Hospitais Saudáveis e à Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, iniciativa coordenada pela organização Saúde Sem Dano (Health Care Without Harm). Os hospitais que participarão desta iniciativa são:

  • Hospital e Maternidade Notrecare ABC
  • Hospital e Maternidade Guarulhos
  • Hospital Modelo
  • Hospital Bosque da Saúde

Com essa parceria, o GNDI reafirma seu compromisso de contribuir com conhecimento e ações para a melhoria contínua de práticas ambientais e de Saúde Pública, fundamentais para uma sociedade mais justa, segura, sustentável e saudável para todos.

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS

Os resíduos sólidos gerados nas unidades clínicas e hospitalares são destinados segundo a classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde (“RSS”), que consiste no agrupamento dos resíduos em função dos riscos potenciais à saúde pública e ao meio ambiente, de acordo com a legislação vigente. A destinação final de resíduos é realizada por empresas especializadas e devidamente licenciadas junto aos órgãos públicos.

No Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) são definidos procedimentos para manejo, acondicionamento, coleta interna e externa e disposição final dos resíduos, em observância ao atendimento da legislação aplicável.

O GNDI investe constantemente em treinamentos junto aos colaboradores próprios e terceiros de modo a garantir a padronização dos processos e a destinação final adequada, minimizando os impactos ambientais negativos.

Publicação do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Publicamos o primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa da Sede do GNDI de 2018. O inventário tem como objetivo quantificar as emissões de gases de efeito estufa e, assim, conhecermos as dimensões do impacto ambiental das nossas atividades nas alterações do sistema climático. A partir disso conseguimos gerenciar e minimizar nossas emissões.

Verifique o nosso inventário na página do Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Certificados de Energia Renovável (REC-Brazil) 

Por meio da compra de certificados de energia renovável (REC-Brazil), o GNDI garantiu que a energia elétrica consumida no ano de 2019 pelas unidades Hospital e Maternidade Guarulhos, Hospital e Maternidade Notrecare ABC e sede administrativa provêm de geração eólica.
Cada I-REC, International Renewable Energy Certificate, representa 1 MWh de energia elétrica gerada e injetada no SIN (Sistema Interligado Nacional) proveniente de uma fonte de geração renovável ao adquirir I-REC. O REC Brazil possui os mesmos critérios do I-REC, mas com critérios de sustentabilidade adicionais e vinculados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ao adquirir 8500 certificados REC-Brazil, o GNDI compensa as emissões de escopo 2 das três unidades, estimula a produção de energia renovável e fomenta ações de responsabilidade socioambiental. Veja o certificado e informações do parque eólico aqui.

CONHEÇA NOSSO COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E SEGURANÇA

Clique aqui e conheça nossa Política de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Segurança do Trabalho.

Última atualização em: 10/07/2020
Fechar