Glossário

A

ANS
Agência Nacional de Saúde Suplementar é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, que regula o mercado de planos privados de saúde.

B

C

CADE
Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

CAIXA VINCULADO
Refere-se ao caixa da empresa vinculado junto a ANS para a cobertura das provisões técnicas.

CONTAS MÉDICAS CAIXA
Corresponde pelas despesas assistenciais ajustadas pela (i) provisão para ressarcimento ao SUS, (ii) PEONA e (iii) Depreciação e amortização.

COPARTICIPAÇÃO
Porcentagem de cada atendimento, além da mensalidade de cada mês.

D

E

F

G

GLOSA
Termo que se refere ao não pagamento, por parte dos planos de saúde, de valores referentes a atendimentos, medicamentos, materiais ou taxas cobradas pelas empresas prestadoras (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros) e profissional liberal da área de saúde.

GNDI
Grupo Notredame Intermedica

H

HMO
Organização de Manutenção de Saúde oferece aos empregadores ou grupos uma maneira de cuidar de todas as necessidades de cuidados de saúde de seus funcionários ou membros com custos reduzidos negociando com médicos específicos, hospitais e clínicas. Esses provedores específicos devem ser usados pelo empregado pelas taxas reduzidas a serem fornecidas ao plano de seguro médico.

I

IGR
Índice Geral de Reclamações. Tem como principal finalidade apresentar um termômetro do comportamento das operadoras do setor no atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários. Contempla o número médio de reclamações de beneficiários recebidas nos três meses anteriores e classificadas até a data de extração do dado. O índice tem como refência cada 10.000 beneficiários do universo de consumidores analisado.

IPO
Oferta Pública Inicial.

J

K

L

M

MARGEM DE SOLVÊNCIA
Corresponde ao saldo, em reais, entre Patrimônio Mínimo Ajustado da operadora e a Solvência Exigida pela a ANS.

N

O

ONA
Organização Nacional de Acreditação é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente, através da acreditação.

P

PATRIMÔNIO MÍNIMO AJUSTADO (PMA)
Consiste no Patrimônio Líquido da operadora ajustado por (i) ativos intangíveis não circulantes, (ii) créditos tributários decorrentes de prejuízos fiscais, (iii) despesas de vendas diferidas, (iv) despesas antecipadas, (v) investimentos em empresas reguladas e (vi) outros.

PDD
Provisão para devedores duvidosos - As provisões são lançamentos de valores como se fossem despesas, sem ainda ser. Tem-se uma provisão quando uma pessoa jurídica faz uma reserva representando uma expectativa de perda de ativos ou estimativas de valores a desembolsar.

PEONA/IBNR
Provisão para Eventos Ocorridos e não Avisados é uma provisão, estimada atuarialmente, para fazer frente ao pagamento dos eventos que já tenham ocorrido e que não tenham sido registrados contabilmente pela operadora.

PPCNG
Provisão para Prêmios/Contraprestações Não Ganhas refere se à parcela de prêmio/contraprestação cujo período de cobertura do risco ainda não decorreu.

PPO
Organização de Provedor Preferencial oferece custos reduzidos aos membros faturados em seu plano de seguro de saúde. Semelhante a um HMO, mas os funcionários ou membros podem escolher o médico que desejam ver em vez de serem exclusivamente restritos aos provedores de HMO. Um membro pode escolher entre um membro ou um provedor que não seja membro.

PROVISÃO PARA REMISÃO
Referente às obrigações decorrentes das cláusulas contratuais de remissão das contraprestações/prêmios referentes à cobertura de assistência à saúde.

Q

R

S

SINISTRALIDADE
Razão entre o total de despesas assistenciais e o total da receita líquida.

SINISTRALIDADE CAIXA
Razão entre as Contas Médicas Caixa e o total da receita líquida.

SOLVÊNCIA EXIGIDA
Maior valor entre (a) 20% das contraprestações dos últimos 12 meses e (b) 33% da média anual dos eventos dos últimos 36 meses, multiplicado pelo percentual de diferimento conforme curva disponibilizada pela ANS. 

SUS
Sistema Único de Saúde é a denominação do sistema público de saúde no Brasil inspirado no National Health Service Britânico.

SUS - PROVISÃO
Refere-se as cobranças realizadas pela utilização do SUS pelos beneficiários da operadora.

T

U

V

W

Y

X

Z


Close